Acontece

Gradual apresenta novo produto para Aços Favorit

Qui, 18 de Julho de 2019 17:54 Administrador
Imprimir PDF

Na tarde do dia 18/07/2019, a equipe da Gradual Soluções apresentou seu novo produto, desenvolvido em parceria com a Aços Favorit: Gradual MES.

MES significa "Manufacturing Execution Sytem" em inglês, e é uma ferramenta para gerenciar as atividades de produção através de smartphones e tablets com o sistema operacional Android.

Com o Gradual MES, os colaboradores da Aços Favorit poderão gerenciar e controlar todas as atividades de produção que desempenham, enquanto gestores poderão fazer o acompanhamento em tempo real do que é executado e obter diversos indicadores.

 mes1

mes2

Última atualização em Sex, 19 de Julho de 2019 10:51
 

Cliente DUTOTEC: Participação na FIMMA Brasil 2019

Sex, 29 de Março de 2019 10:56 Administrador
Imprimir PDF

dutotec fimma2019

 

Cliente Favorit: Prêmio Proteção Brasil 2018

Seg, 25 de Fevereiro de 2019 10:07 Administrador
Imprimir PDF

premio

Necessárias para a produção dos mais diversos itens, máquinas e equipamentos são instrumentos de trabalho de muitos brasileiros. Mas, quando não seguem exigências legais de segurança como as que estão na Norma Regulamentadora 12, podem causar acidentes graves, como amputações e até a morte.

A adaptação e a modernização dos maquinários presentes nas indústrias do País são grandes desafios para a mitigação desses riscos. Apesar das dificuldades como alto investimento e estudos específicos para readequação de maquinários e processos, companhias têm criado soluções inovadoras neste cenário.

É o caso das vencedoras do Prêmio Proteção deste ano na categoria Segurança de Máquinas e Equipamentos, que deram uma verdadeira aula no uso de novas - e antigas - tecnologias em prol da prevenção. Unindo o conhecimento de fabricantes, lideranças e dos trabalhadores que lidam com equipamentos, essas companhias alcançaram zero acidentes graves com maquinários. É o caso da Schneider Electric Brasil, de Blumenau/SC que conquistou o Ouro nesta categoria e Melhor Case da Região Sul, e da Aços Favorit Distribuidora, de Cachoeirinha/RS.

...

Aços Favorit: Um desafio de peso

Em 2012, a Aços Favorit Distribuidora, com sede em Cachoeirinha/RS, iniciou a adequação de máquinas à NR 12. Quatro anos mais tarde, ainda durante este processo, a empresa recebeu a visita de auditores fiscais do Trabalho, que interditaram 46 das suas 73 serras-fitas em operação. Esse fato acelerou o trabalho nestes equipamentos, resultando no case ganhador da distinção Prata em Segurança de Máquinas e Equipamentos.

premio 9 seguranca de maquinas e equipamentos 324 foto 3 - copia

Com o título `Vencendo o Desafio de Adaptação em NR 12 para as Maiores Serras Fitas do Brasil’, o trabalho partiu de uma mobilização completa da companhia, desde as equipes do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), até operadores e a liderança. O objetivo era promover as mudanças necessárias para que os maquinários pudessem operar de forma segura, sem perder a produtividade.

"Antes, as máquinas apresentavam alguns riscos aos operadores. Hoje, após as melhorias realizadas, quem nos visita, vê que estamos muito mais organizados e padronizados. Porque temos um check list diário que a equipe faz, para verificar os itens de segurança", comparou Jose Clandio Vieira de Souza, supervisor industrial da Aços Favorit.

A empresa priorizou, neste trabalho, duas serras-fitas específicas, com maior capacidade de corte e que representavam boa parte dos riscos. Uma das principais dificuldades para o desenvolvimento do case foi a falta de referências (equipamentos semelhantes) para adaptação à NR 12. Embora a equipe de SST tivesse contato com os fabricantes, apenas o conhecimento deles não bastava; era necessário unir informações de fabricantes, exigências e sugestões da legislação e, em especial, a experiência dos operadores destes equipamentos. Por isso, foram realizadas reuniões com colaboradores da companhia, seleção de fornecedores, análise preliminar dos riscos das serras-fitas, estudo de projetos e adaptações necessárias.

"Para a implementação do projeto, nos dividimos em várias equipes, cada uma cuidando de uma etapa. Contratamos fornecedores para fazer a análise de risco, documentação, e depois fizemos os projetos, analisamos, liberamos no Ministério do Trabalho e começamos a colocar em prática cada etapa", descreveu Souza.

Riscos

Durante a análise de risco, foram identificados perigos elétricos por contato direto de pessoas com partes energizadas das máquinas, solucionados com procedimentos para bloqueio de energia; e perigos mecânicos, com exposição de colaboradores a partes das serras que poderiam causar amputações, cortes e mutilações, além do risco de queda de pessoas da plataforma de operação dos maquinários e escadas. Várias ações precisaram ser realizadas para mitigar os riscos mecânicos, como a instalação de sistema de segurança, monitoramento e parada segura da máquina em caso de falha, e bloqueios.

Áreas de risco, restritas a profissionais treinados, foram enclausuradas com proteções físicas feitas de aço, que só podem ser destravadas com chaves de segurança específicas. Os maquinários também receberam dispositivos de emergência, como botões para parada dos equipamentos, e interface para detecção de falhas.

Investimento

Um dos diferenciais foi o investimento. O valor inicial para as duas primeiras serras-fitas foi de R$ 50.000 e levou um mês para a adequação dos equipamentos. Entretanto, o projeto de adequação de todas as máquinas à NR 12 levou quase dois anos perfazendo um investimento total de R$ 2.000.000. Com isto, em 2016 já ocorreu um significativo retorno, uma vez que não houve nenhum registro de acidente neste período. "Com esse trabalho, acreditamos que os objetivos foram alcançados: a eliminação de riscos para nossos operadores e a consolidação da imagem da Aços Favorit como uma empresa comprometida com a segurança dos seus colaboradores", celebrou Souza.

Após as adequações, auditores fiscais do Trabalho aprovaram as mudanças, liberando as serras-fitas para operação. O trabalho ganhou visibilidade no Rio Grande do Sul, tornando-se modelo para universidades e outras organizações. Atualmente, a Aços Favorit recebe, em média, 200 visitas por ano de profissionais que desejam conhecer o parque fabril e as medidas de proteção dos maquinários.

Matéria completa: Prêmio Proteção Brasil 2018 - Cases Segurança de Máquinas e Equipamentos

Última atualização em Seg, 25 de Fevereiro de 2019 10:20
 

Cliente Favorit: Participação na Expomafe 2019

Seg, 25 de Fevereiro de 2019 09:06 Administrador
Imprimir PDF

Venha visitar a Aços Favorit no estande F-055

expomafe-2019-

Última atualização em Seg, 25 de Fevereiro de 2019 09:16
 

Aços Favorit tem bom volume de encomendas

Qua, 13 de Junho de 2018 08:50 Administrador
Imprimir PDF

 Fritsch está ampliando as instalações para atender novos pedidos

Fritsch está ampliando as instalações para atender novos pedidos

As encomendas de aço fracionado realizadas, ao longo de 2018, estão aquecidas, conforme informa Rudolf Fritsch, presidente da empresa Aços Favorit, instalada no Rio Grande do Sul. De acordo com o empresário, isto é um bom sinal, proveniente das indústrias metalúrgicas, que produzem, em grande maioria peças e engrenagem para produção de máquinas de diversos tipos.

"Emitimos na base de 330 negócios por dia, sendo que em cada nota fiscal são ao redor de 10 itens pedidos. Para atender os clientes, a Favorit tem 105 máquinas para corte de aço para o mercado e atualmente a empresa tem uma ampla variedade de produtos, são 80 itens de aço cordado para entrega imediata", explica Fritsch.

O empresário acredita que os negócios vão melhorar a partir das próximas eleições com uma definição do quadro político do Brasil e um retorno do aquecimento da economia do País. Segundo Fritsch, o setor industrial dá sinais e já se prepara para os bons ventos da economia nacional.

"As ferramentarias localizadas em Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), e em Joinville (Santa Catarina) estão lotadas com aço. Isto é bom, por que todo mundo quer fazer produtos novos (ferramentas). Os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano nos surpreenderam com o número de pedidos", destaca o empresário.

Fritsch diz que a Aços Favorit está ampliando a sua área física em Cachoeirinha para atender melhor as demandas por novos pedidos, principalmente das indústrias metalúrgicas. Ele conta que comprou dois terrenos nos lados de sua empresa em Cachoeirinha. Em um deles, está construindo um depósito com capacidade para mais de 4 mil metros quadrados de área e no outro terreno tem com capacidade para mais oito mil metros quadrados de área de armazenagem. Já no espaço da empresa são 40 mil metros quadrados de área. Fritsch explica que a Aços Favorit foi fundada em 1996 e sempre manteve o seu foco de atuação no corte e distribuição de aços especiais (ferramentas), barras inoxidáveis, aços construção mecânica, vigas estruturais e tubos mecânicos. Ele lembra abriu a sua empresa para atender o mercado que buscava volumes menores de aço, item que setor industrial não fornecia. Outro problema, de acordo com Fritsch, era a dificuldade em fazer os cortes de modo adequado e com serras especiais. "Dependendo da espessura da barra de aço, levava-se mais de um dia para cortá-la", comenta.

Hoje, a empresa de Fritsch atua em todo território nacional com quatro filiais para atender as necessidades de fornecimento de aço. A Aços Favorit tornou-se uma das principais fornecedoras de matéria-prima para grandes indústrias do Brasil.

Fritsch informa que apesar da concorrência local, a empresa conta com 2500 clientes e um mercado consolidado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Fonte: Jornal do Comércio

Última atualização em Qua, 13 de Junho de 2018 09:13
 

Gradual Soluções apoia o Setembro Amarelo

Sex, 01 de Setembro de 2017 08:38 Administrador
Imprimir PDF

gradsamarelo

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

Saiba mais em http://www.setembroamarelo.org.br/

Última atualização em Sex, 01 de Setembro de 2017 10:14
 


Página 1 de 3